15 setembro 2006


A Biblioteca Esperança foi criada em 2001 para oferecer suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Irmã Rosa Aparecida, que funciona dentro do Dispensário Santana, além de oferecer local adequado para acondicionar os livros, facilitando sua consulta.
A Biblioteca deve o seu nome a uma consulta realizada entre os alunos da escola, tendo o nome Esperança surgido naturalmente, sem que houvesse feito qualquer direcionamento.
A Biblioteca recebeu um importante aporte financeiro da Fundação Vitae em 2002, que permitiu a aquisição de equipamentos de informática, equipamento audiovisual e livros.
A Universidade Estadual de Feira de Santana tem contribuído a partir o acolhimento da proposta de implantação da Biblioteca como um dos seus projetos de extensão (em 2003), tendo oferecido Bolsas de Extensão, permitindo a participação de alunos de graduação nas atividades da Biblioteca.
Hoje a Biblioteca Esperança (2005) está totalmente integrada ao contexto de escola, sendo que depois de longo período preparatório está abrindo suas portas para atividades de empréstimo.